terça-feira, 26 de fevereiro de 2008



Baixo
O contrabaixo elétrico (ou apenas baixo elétrico) é um instrumento de cordas semelhante a uma guitarra elétrica, maior em tamanho e com um som mais grave. Também é muito relacionado e inspirado no Contrabaixo Clássico. É usado por diversos estilos musicais, indo do rock n' roll ao disco, e nos ritmos brasileiros possui uma importância significativa, como no axé e no forró.

Características e História


Nos anos cinquenta o grande problema dos baixistas da epoca era o transporte de seu instrumento feito de madeira e extremamente pesado.Mas isso foi um problema ate o ano de 1951 quando um tecnico em eletronica de 42 anos chamado Leo Fender criou o instrumento mais revolucionario do seculo XX,a guitarra baixo eletrica mais conhecida como baixo eletrico. O instrumento batizado de Precision,ficou rapidamente conhecido como Fender Bass.Seu modelo era mais dinamico e diferente do que o modelo do contra baixo classico. O primeiro baixista a testar o Precision foi William "Monk" Montgomery (irmão do guitarrista virtuose Wes Montgomery)foi um dos primeiros a divulgar o novo instrumento.(fonte:Rodrigo Brizzi)
Como na guitarra elétrica, as vibrações nas cordas causam um sinal elétrico a ser criado nos captadores, que são amplificados e reproduzidos por meio de um amplificador. Vários componentes elétricos e configurações do amplificador podem ser usadas para alterar o timbre do instrumento.


Dois dos Maiores Contrabaixistas do mundo e seus contrabaixos:
Estilo "Viola" de Paul mccartey







Humberto Gessinger e seus contra-baixos personalizados



Nenhum comentário: